De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, a Vizinhança Solidária é um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.
Isso envolve, por exemplo, a comunicação entre os moradores e a polícia na existência de alguma atividade criminosa nos arredores, o que pode significar uma ação mais rápida e efetiva em casos de necessidade.
Recentemente comentamos em um artigo os erros mais comuns de segurança residencial, e o que você pode (e deve) fazer para evitá-los. A Vizinha Solidária, que é um programa totalmente voluntário, pode ser a solução ideal para aumentar a sua segurança. Dentre os diversos benefícios que a prática oferece para a segurança pública, destacamos uma lista com 5 das principais vantagens em se implementar o programa de forma efetiva.
Atua na segurança preventiva
Uma das ações mais efetivas para garantir a sua segurança e de sua família é atuar de maneira preventiva em relação às atividades criminosas. Quando se tem o apoio de seu bairro e os moradores se unem em prol de um bem comum, que é a segurança de todos, as ações dos criminosos serão dificultadas.
Alguns bairros de Atibaia já aderiram ao programa e estão mostrando resultados nesse sentido, ao evitar furtos a residências, por exemplo. Isso só se tornou possível devido à união dos moradores, que puderam acionar rapidamente a polícia no momento em que notaram a ação dos bandidos.
Colaboração direta no policiamento
Ao aderir ao programa, você e sua vizinhança se tornam aliados da Polícia, colaborando para a prevenção e para o combate às atividades criminosas, ao se estabelecer uma rede de comunicação entre os vizinhos e a polícia.
De acordo com jornal O Atibaiense, “o programa Vizinhança Solidária pode começar em ruas e bairros, envolver as associações de bairros, os Conselhos Comunitários de Segurança (Atibaia tem dois), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e as Polícias Rodoviárias (Estadual e Federal). Quanto maior for o compartilhamento de dados, maior a segurança e a eficiência das ações policiais.”
Baixo custo, maior sensação de segurança
A vistoria realizada pela Polícia Militar não tem qualquer custo para o proprietário, que arcará apenas com os eventuais investimentos para melhorar a vulnerabilidade do próprio imóvel ou estabelecimento.
Além disso, vale ressaltar que a implementação do programa é completamente voluntária. Dessa forma, a preocupação com os interesses da coletividade se faz presente, garantindo uma maior sensação de segurança entre toda a comunidade local.
Se você se interessou por essas dicas, que tal se informar mais a respeito da Vizinhança Solidária e verificar a possibilidade de implementá-la em sua rua ou bairro? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e vizinhos, colaborando assim para uma melhor segurança pública em sua cidade.