1. Esteja SEMPRE alerta aos arredores
Quer você esteja andando de carro ou a pé, ter atenção aos arredores é de fundamental importância. Observar os arredores e verificar se há alguém com atitude suspeita é algo que deve ser feito constantemente. Evite andar sozinha durante à noite e em locais com pouca iluminação, pois a baixa visibilidade facilita a ação de criminosos.
Se notar qualquer movimentação estranha direcionada à você, procure um estabelecimento próximo e peça ajuda. Também é importante ter o número da polícia em um local de fácil acesso, para que, em caso de necessidade, você possa acioná-la rapidamente.
2. Evite usar o celular enquanto está andando na rua
O uso constante do celular é algo que se tornou comum nos dias de hoje. Ao usar o celular na rua, além de estar expondo um bem valioso, você estará distraída e irá atrair/facilitar a ação de criminosos. Por esse motivo, permaneça com o celular guardado até que esteja em um local seguro.
3. Varie sua rotina diária de locomoção
Bandidos podem se aproveitar do seu padrão de trajeto diário e te surpreender em um período mais vulnerável. Assim, é importante que se varie as rotas utilizadas na locomoção até a sua casa. Andar por vias mais movimentadas é recomendado. Utilizar vias alternativas também é uma estratégia preventiva muito eficiente, e deve ser feita com regularidade.
4. Não abaixe a janela do carro para estranhos
Em locais com grande fluxo de veículos é comum a presença de vendedores ambulantes, artistas de rua, pedintes ou entregadores de panfletos. Muitos criminosos se passam por essas pessoas e aproveitam da situação para furtar bens valiosos dos motoristas.
Especialmente se estiver sozinha, nunca abaixe o vidro do carro, mesmo que a pessoa pareça bem intencionada. Você nunca sabe o que poderá acontecer caso se coloque em posição vulnerável.
5. Nunca reaja a um assalto
Caso seja vítima de um assalto, lembre-se sempre: SUA VIDA É INESTIMÁVEL. Jamais tente reagir nessas situações. Não discuta, entregue ao criminoso o que ele exigir, evitando gritar ou discutir. Procure memorizar, sem chamar a atenção, todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trejeitos, trajetos e locais visitados, veículos utilizados etc.
Ligue para a polícia assim que possível, descrevendo com exatidão o ocorrido, os trajetos utilizados pelos criminosos e todos os detalhes do crime. Registre a ocorrência em uma delegacia de polícia o quanto antes.
—
Não seja negligente com as medidas de prevenção. Cuidar da própria segurança é de sua total responsabilidade. Esteja sempre de olhos abertos às movimentações ao seu redor. Ajude a orientar mais mulheres compartilhando este post em seu Facebook, contribuindo assim com a segurança de mais pessoas.