Quando pensamos em segurança residencial, todo o cuidado é pouco. De acordo com o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, as taxas de criminalidade no Brasil crescem a cada ano. Pensando nisso, separamos os principais erros de segurança que facilitam o trabalho dos criminosos em uma invasão, e como você deve evitá-los.
1. Deixar chave reserva em local óbvio
Esse é um dos erros mais frequentes e que os bandidos podem aproveitar para invadir sua residência. Deixar uma chave reserva em locais como debaixo do tapete ou em algum vaso próximo à porta é um erro grave e que deve ser evitado. Se possível, uma chave reserva só deve existir se há alguma pessoa de confiança que possa guardá-la para você.
2. Indícios de bens recém comprados
Quando compramos algum bem valioso, deixar a caixa do objeto novo exposta na lixeira apresenta um risco: os criminosos poderão identificar sua compra e terão a sua casa como alvo. Por isso, é altamente recomendável que se evite expor embalagens chamativas de bens valiosos (tais como TVs).
3. Ausentar-se por longos períodos
Viajar por mais de uma semana e deixar a casa sem os cuidados de alguém pode torná-la um alvo fácil para invasores. Se você mantém assinaturas de revistas ou outras entregas dos correios, o risco é ainda maior: as caixas de correio lotadas indicam que a casa está vazia.
Nesse cenário, o ideal é manter uma rede de contatos com a sua vizinhança e pedir que fiquem de olho na movimentação, avisando se houver qualquer atividade suspeita e, se necessário, acionar a polícia. Fazer uso da tecnologia também é uma boa opção, como por exemplo ao criar um grupo no WhatsApp. Assim, os vizinhos podem se manter em comunicação, unindo forças para manter os arredores seguros.
4. Exposição excessiva em redes sociais
Atualmente uma prática muito comum é expor suas atividades nas redes sociais, através de postagens no Facebook e no Instagram. O que muitos não consideram é o risco que isso apresenta, especialmente para a segurança de sua casa. Por exemplo, ao fazer uma publicação anunciando suas viagens de férias, várias pessoas poderão ter acesso a essa informação – e isso é algo que você não pode controlar.
Evite se expor demasiadamente e oriente sua família a fazer o mesmo, especialmente antes de planejar uma viagem de longa duração. Mesmo que sua conta esteja configurada para ser exibida entre amigos, você nunca sabe quem poderá estar do outro lado.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de segurança residencial e como você deve evitá-los, que tal começar a por em prática essas medidas de prevenção? Identificar as falhas é o primeiro passo para garantir a segurança e a tranquilidade de sua família.
Se você acha que essas dicas de segurança residencial podem ajudar mais alguém, compartilhe este artigo no Facebook.